Pages Navigation Menu

A reforma de uma histórica residência na Serra Gaúcha

1

Antes e Depois – Fotos: Cosenza Arquitetura

A arquiteta Cristiane da Cosenza Arquitetura, recebeu o desafio de reformar este sobrado localizado na Serra Gaúcha que, com aproximadamente 100 anos de idade, além de residência, já foi sede de subprefeitura. Além da sua degradação natural, possuía um cunho histórico e emocional que deveria ser levado em consideração. No caso, apesar de atualmente ser morada de somente uma senhora, toda a família queria que os laços fossem mantidos.

Antes e Depois - Fotos: Cosenza Arquitetura

Antes e Depois – Fotos: Cosenza Arquitetura

Os pontos de partida foram pensar na luminosidade como um todo, valorizar a vista para a praça central, integrar o porão com o pavimento superior e trabalhar melhor a dimensão dos ambientes. Em relação à fachada, o objetivo foi dar proporção à volumetria, portanto a lateral da residência foi ampliada e foram usadas marcações horizontais. Além disso, as cores escolhidas se mesclaram com as pedras e enalteceram, assim, o estilo colonial italiano desejado.

3

Cozinha e sala de estar e jantar reformadas – Fotos: Cosenza Arquitetura

O hall de entrada foi transferido para o térreo, mantendo-se o mesmo ladrilho hidráulico do piso original. Para criar o estilo rústico, foram utilizados cimento queimado, pedra, madeira e o ladrilho hidráulico já citado. No andar superior, as paredes em madeira já existentes foram reposicionadas a fim de redimensionar os dormitórios. Em um deles foi construído um banheiro em alvenaria a fim de transformá-lo em uma suíte para a moradora, que antes contava somente com um banheiro de área social. A sala foi ampliada através da criação de uma grande varanda que proporciona uma vista privilegiada da praça principal e, ainda, melhora a iluminação como um todo. A cozinha ganhou um novo layout. Em uma das suas extremidades foi criada uma lavanderia, enquanto na outra, houve maior aproximação com a sala de jantar, que igualmente foi reposicionada, o que valorizou ainda mais a sacada já existente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...