Pages Navigation Menu

Capela, por Dall’Agnol R. Júnior

Capela

Foto: Eduardo Liotti

Um ambiente inédito na Casa Cor RS. Deus encontra expressões distintas nas mais variadas religiões. Contudo a intolerância e a necessidade de afirmação de uma única verdade tem suscitado ao redor do mundo a discórdia em sua pior dimensão: guerras e atentados. Motivado por ações de importantes líderes religiosos de diferentes nações, que buscam promover a paz e a harmonia entre os povos, Dall’Agnol R. Júnior criou para a mostra de 2015 este exemplar ecumênico.

Uma criteriosa pesquisa buscou um elemento comum nas diversas religiões. Foi encontrado o número 7. Por exemplo, no Cristianismo – criação do mundo em 7 dias, 7 Livros do Antigo Testamento, 7 sacramentos e 7 pecados capitais; no Judaísmo – a Menorah (Candelabro de 7 braços) e o Shabat (o descanso do sétimo dia); na Umbanda – 7 Nações, 7 Reinos Sagrados na doutrina e 7 Orixás; no Islamismo – fundação no século 7; no Xintoísmo – primeiras práticas registradas no século 7; no Budismo e no Hinduísmo – 7 chákras do corpo humano.

Com o uso do número 7, então, as diversas religiões encontram identidade com as formas da Capela, que possui 7 metros de altura, 7 pináculos externos (mastros sem bandeiras e que representam também a ligação entre o plano terreno e o divino, pois apontam para o céu), 7 vãos envidraçados, 7 lustres pendentes e 7 telas de LCD. Em meio ao encontro de grandes novidades no percurso da mostra, propõe-se um encontro consigo próprio e sua fé, de forma inovadora e tecnológica, respeitosa e agregadora.

Foram usadas formas puras e sem nenhum rebuscamento na composição. Tudo em cores neutras como o branco, cinza claro e bege, buscando uma atmosfera celestial. O pé-direito duplo busca reproduzir a sensação de espacialidade que o fiel experimenta ao adentrar um grande templo de sua religião ao redor do mundo. O espaço é multissensorial, onde além de odor específico à base de flores e lima, apresenta também um filme explicativo do conceito do projeto tendo como trilha sonora a música Anthem na voz de Josh Groban.

Este projeto reinterpreta um espaço recorrente e de muita tradição em residências do passado (mais notadamente em casas de fazendas do período colonial e casas clássicas), agora atualizado ao terceiro milênio. É apresentado como opção e uma novidade para áreas de uso comum em grandes empreendimentos.

06 CAPELA - Dall'Agnol R. Júnior 08

Foto: Eduardo Liotti

Casa Cor Rio Grande do Sul 2015

Período: 16 de Junho a 09 de Agosto

Local: Rua Comendador Rheingantz, 903 – Bela Vista – Porto Alegre / RS

Horários: Terça a sexta, das 15h às 21h; Sábado, de 12h às 21h; Domingos e feriados, de 12h às 20h

Desde 1994 Dall’Agnol R. Junior Arquitetura, Design e Interiores é um sinônimo de excelência em projetos arquitetônicos, design e interiores. É Especialista em Design Estratégico pela Escola de Design Unisinos e Università Politecnico di Milano. Saiba Mais
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...