Pages Navigation Menu

Inove seu projeto paisagístico com os jardins verticais

l 1

Com o intuito de acrescentar um pouco de natureza nesta residência em Porto Alegre, a arquiteta e urbanista Letícia Grieco criou um jardim vertical, sob formas de painéis, que remete à ideia de “floresta”, porém com muita elegância e delicadeza.

Duas espécies de samambaia formam o pano de fundo para a explosão de cores das orquídeas e juntos se debruçam sobre um deck de madeira que faz a interface com a parte interna. A sensação é que os tufos de orquídeas estão brotando da parede, criando o efeito visual de um painel vivo.

A fim de não gerar muito trabalho para os moradores, a arquiteta criou um sistema modular para dispor as espécies e todo o processo de irrigação foi automatizado. Inclusive, cada nicho possui uma floreira, composta por argila expandida para a drenagem e manutenção da umidade.

L2.jpg

Segundo Letícia, esse projeto paisagístico vertical ainda é pouco difundido, apesar de serem utilizadas espécies simples. “Envolve situações a princípio excepcionais, a começar pela posição do jardim, a necessidade de retirar a planta de seu substrato de origem e colocar em condições de ambientação fora do convencional”, destaca. Além disso, é fundamental avaliar o ambiente antes de investir nesse projeto, principalmente no que diz respeito à iluminação, à incidência de ventos, entre outros quesitos climáticos.

L3

L 4.jpg

Letícia Grieco é formada em Arquitetura e Urbanismo. Atua com Paisagismo desenvolvendo projetos arquitetônicos em diversas áreas, principalmente na concepção de áreas externas; sejam institucionais, comerciais ou residenciais, além de prestar consultoria no segmento. Saiba Mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...