Pages Navigation Menu

Perfume que vem do jardim

Bastar soprar uma brisa para sentir o cheirinho bom que vem do jardim. Espécies de flores perfumadas podem brotar em árvores, arbustos ou trepadeiras. Conheça algumas delas e veja como incorporá-las à área verde da sua casa:

1

Cultivadas a pleno sol e em solo adubado, as lavandas deste jardim são mais rústicas e resistentes às condições locais de vento e de insolação.

 2

O perfume das minigardênias e do jasmim-dos-açores invade a sala de TV, vizinha deste gracioso pátio, projetado pelo paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi.

3

Pelo caminho de pedra e grama esmeralda, canteiros com azaleias, clerodendro, camélia vermelha e tuia. A escolha de espécies perfumadas foi feita pelo paisagista Rodrigo Oliveira.

 4

Durante o inverno, as pontas do clerodendro perfumado exibem grandes e vistosas inflorescências branco-rosadas. Esse arbusto chega a até 1,80 m de altura. A espécie exige sol pleno e é tolerante a regiões de frio moderado e com maior umidade.

 5

O manacá-de-cheiro é um arbusto nativo de até 3 m de altura. Durante a primavera e o verão, a planta apresenta simultaneamente flores brancas e lilases. Tolera o frio e exige sol pleno. Costuma ser suscetível ao ataque das lagartas. Para controlar infestações, recomenda-se o uso de inseticidas biológicos.

6

Nome comum a várias espécies do gênero Jasminum, os jasmins mais utilizados são os de flores brancas e perfumadas, que exigem pleno sol.

7

Apreciadas pelo brilho da folhagem e pela delicadeza das flores, algumas camélias exibem um aroma sutil. É o caso da variedade Camelia sinensis, uma árvore de até 15 m de altura com flores brancas e perfumadas, e da Camelia sasanqua, ou camélia aromática, que tem flores de cores que variam do rosa claro ao púrpura.

8

Com inúmeras inflorescências creme na primavera e no verão, que liberam um perfume muito acentuado à noite, a dama-da-noite é um arbusto que pode, inclusive, causar reação alérgica em algumas pessoas.

9

As flores brancas, com perfume doce e intenso, são o chamariz da gardênia. Após o amadurecimento, elas permanecem nos galhos, apresentando tons amarelados. Para garantir a florada, é indicado incorporar ao solo adubo orgânico rico em fósforo.

10

O jasmim-dos-açores é uma trepadeira de inflorescências brancas e muito perfumadas, originária das Ilhas Canárias. Exige sol pleno, mas é resistente ao frio. É adequado para revestir grades, treliças e pérgolas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...